No dia 20 de novembro de 2024, o Movimento pela Consciência Negra em Floresta/PE, completou 15 anos de trajetória histórica.
Tendo iniciado como Projeto Consciência Negra em 21 de novembro de 2009, a experiência se ampliou e consolidou-se em Floresta e região.
O MCN - Movimento pela Consciência Negra, atua como impulsionador da sensibilização, conscientização e mobilização das pessoas no sentido da luta antirracista e de superação do racismo e do preconceito, através de práticas concretas. Então, os seus objetivos podem ser definidos como:
1º) Difundir a discussão sobre Consciência Negra, atuando a partir da realidade nacional, estadual, regional e local;
2º) Criar um contexto de diálogo sobre Consciência Negra, potencializando a participação e a reflexão em relação à presença do negro(a) na sociedade brasileira e sua participação na construção dessa nação;
3º) Promover a reflexão sobre o contexto de vida do povo negro, incentivando a ressignificação desses temas em prol de uma cultura de promoção e defesa da diversidade e da igualdade racial, bem como da eliminação do racismo;
4º) Desenvolver ações concretas e mobilizadoras sobre a realidade do povo negro e a necessidade de defender a Consciência Negra e a luta antirracista.
ENTIDADES E GRUPOS/COLETIVOS CULTURAIS QUE INTEGRAM O MOVIMENTO PELA CONSCIÊNCIA NEGRA EM FLORESTA-PE
O MCN - Movimento pela Consciência Negra é composto das seguintes entidades culturais:
- Instituto Cultural Raízes
- Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú
- Grupo Afro Cultural Maracatu Afrobatuque
- Ponto de Cultura Tambores da Resistência.
Grupos Culturais:
- Maracatu Afrobatuque - Raízes de Zumbi
- Afoxé Filhos de N'Zambi
- Sou da Terra
- Grupo Dandara / Afro Mulher
- Axé de Ilê
- Samba de Jurema
Sem comentários:
Enviar um comentário