INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

INSTITUTO CULTURAL RAÍZES
CONHEÇA E COMPARTILHE

BLOG CONSCIÊNCIA NEGRA

BLOG CONSCIÊNCIA NEGRA
CONHEÇA, CURTA E COMPARTILHE

sábado, 30 de novembro de 2024

Maracatu Afrobatuque encerra programação da Semana da Consciência Negra em Floresta/PE


Na tarde do dia 29/11/2024, o Maracatu Afrobatuque - Raízes de Zumbi, encerra com chave de ouro a programação da Semana da Consciência Negra, resultante da parceria do Instituto Cultural Raízes, com o Grupo Zumbi dos Palmares, a Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú e o Grupo Afro Cultural Maracatu Afrobatuque.

A semana que teve início no dia 20 de novembro DIA NACIONAL DE ZUMBI DOS PALMARES E DA CONSCIÊNCIA NEGRA, contou com várias atividades em Floresta e Mirandiba, no sertão pernambucano.

Concluindo a programação o Maracatu Afrobatuque - Raízes de Zumbi participou de cortejo cultural promovido pelo SESC Floresta, realizando uma emocionante apresentação que encantou a todos os presentes, trazendo a força guerreira do Maracatu de Baque Virado e fortalecendo a trajetória do Movimento pela Consciência Negra em Floresta, que já conta com 15 anos de história.

CONFIRA AS FOTOS NO FACEBOOK

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Em Floresta/PE, Movimento pela Consciência Negra completa 15 anos


No dia 20 de novembro de 2024, o Movimento pela Consciência Negra em Floresta/PE, completou 15 anos de trajetória histórica.

Tendo iniciado como Projeto Consciência Negra em 21 de novembro de 2009, a experiência se ampliou e consolidou-se em Floresta e região.

OBJETIVOS DO MOVIMENTO PELA CONSCIÊNCIA NEGRA

O MCN - Movimento pela Consciência Negra, atua como impulsionador da sensibilização, conscientização e mobilização das pessoas no sentido da luta antirracista e de superação do racismo e do preconceito, através de práticas concretas. Então, os seus objetivos podem ser definidos como:

1º) Difundir a discussão sobre Consciência Negra, atuando a partir da realidade nacional, estadual, regional e local;
2º) Criar um contexto de diálogo sobre Consciência Negra, potencializando a participação e a reflexão em relação à presença do negro(a) na sociedade brasileira e sua participação na construção dessa nação;
3º) Promover a reflexão sobre o contexto de vida do povo negro, incentivando a ressignificação desses temas em prol de uma cultura de promoção e defesa da diversidade e da igualdade racial, bem como da eliminação do racismo;
4º) Desenvolver ações concretas e mobilizadoras sobre a realidade do povo negro e a necessidade de defender a Consciência Negra e a luta antirracista.

ENTIDADES E GRUPOS/COLETIVOS CULTURAIS QUE INTEGRAM O MOVIMENTO PELA CONSCIÊNCIA NEGRA EM FLORESTA-PE

MCN - Movimento pela Consciência Negra é composto das seguintes entidades culturais:
- Instituto Cultural Raízes
- Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú
- Grupo Afro Cultural Maracatu Afrobatuque
- Ponto de Cultura Tambores da Resistência.

Grupos Culturais:
- Maracatu Afrobatuque - Raízes de Zumbi
- Afoxé Filhos de N'Zambi
- Sou da Terra
- Grupo Dandara / Afro Mulher
- Axé de Ilê
- Samba de Jurema

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

No IF - Floresta/PE a Consciência Negra é fortalecida com o Maracatu Afrobatuque - Raízes de Zumbi


No dia 26/11/2024, o IF-Instituto Federal / Campus Floresta-PE, vivenciou um momento de fortalecimento da Consciência Negra na região.

A partir da iniciativa de construção de parceria entre o IF e o Instituto Cultural Raízes que é também Ponto de Cultura, uma primeira iniciativa de vivência foi a participação do Maracatu Afrobatuque - Raízes de Zumbi, na programação do mês da Consciência Negra no Instituto Federal.

A atividade contou com uma breve Roda de Conversa sobre a Consciência Negra, com Libânio Francisco, Mestre de Cultura Popular e Fundador do Instituto Cultural Raízes e do Maracatu Afrobatuque e também, idealizador do Movimento Pela Consciência Negra em Floresta/PE.

Após a roda de conversa o Maracatu Afrobatuque - Raízes de Zumbi, encantou a todos os(as) presentes, trazendo na força do Batuque uma das maiores manifestações da Cultura Afrobrasileira e genuinamente Afropernambucana que é o Maracatu de Baque Virado, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e também de Floresta/PE.

A atividade foi desenvolvida nos turnos da tarde e da noite, contando com a participação de vários alunos(as) e professores(as), sob a Coordenação do Professor Danilo Alves e da Professora Camila Teixeira. O evento também foi prestigiado pelo Diretor do IF Campus Floresta, professor Iran Torquato. 

CONFIRA AS FOTOS NO FACEBOOK